Entrevista banda Catedral (Kim)
- GRIFFE SA
- 3 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
ZAPPHY - Vocês tiveram alguns fatos bem interessantes na trajetória da banda. Entre elas, os rumores que o mundo Gospel ficaram com uma certa raiva de vocês por causa da opção de irem para o mundo Rock. Como vocês viram e lidaram com isso?
KIM - Foi meio frustrante no início, inventaram uma séria de coisas e deturparam outras, mas hoje em dia esta tudo bem e os fãs verdadeiros permaneceram... Isso é o que importa!
ZAPPHY - Inegavelmente, o seu timbre de voz é muito parecido com o falecido Renato Russo, vocalista da extinta Legião Urbana. Como vocês lidam com o fato da banda ter, em todo momento, este tipo de comparação? Ela é salutar ou chega em certos momentos incomodar?
KIM - Depende de como é feito... Dessa maneira não vejo problema algum, apesar de não achar dessa forma, minha grande influencia como cantor foi Elvis, mas isso tudo é normal... Temos vários outros exemplos dentro de nossa musica: Jorge Vercilo / Djavan, Ana Carolina / Isabela Taviani, Ivete / Claudia leite e etc. O problema é que pegaram muito no meu pé de uma maneira meio que covarde, mas não conseguiram me derrubar, ou seja, devo ter algum valor nisso tudo, rsrsrs...
ZAPPHY - Me lembro do disco “Décimo Quinto Andar”, o terceiro de vocês, e neste álbum em particular, a música “Tchau” literalmente arrebentou nas rádios em todo o Brasil. Neste álbum atual (“Enquanto o sol brilhar”), qual é a música que vocês mais gostam e qual é a grande aposta comercial?
KIM - Eu particularmente aposto em duas: “Templo” e “Estrelas do amanhã”, mas depende das rádios tocarem e pararem com alguns preconceitos de terceiro mundo e alguns até bem levianos e ridículos que passam pela esfera da religiosidade (do direito de cada um tê-la como quiser) e da discriminação por isso...
ZAPPHY - A banda sofreu um grande golpe com o falecimento do Guitarrista Cezar. Isso repercutiu de alguma forma nas letras ou nas composições deste novo disco?
KIM - Não, na verdade sempre fiz a maioria das músicas, mas tínhamos um acordo por sermos irmãos de assinarmos sempre os três. O Cezar deixou mais saudades como irmão e amigo, um sujeito maravilhoso que faz muita falta a todos nós e como guitarrista, pois era um excepcional guitarrista, o melhor do Rock Nacional até hoje. Quem viu sabe disso, quem não viu paciência...Hoje temos consciência que aquela Banda não existe mais e sim uma nova etapa com uma nova formação, uma nova Banda mesmo nós sendo remanescentes da antiga, um trio com coragem e determinação que em três trabalhos ganhou 2 CDS de ouro e um Dvd de ouro e que nesse trabalho novo em apenas 1 mês e meio e com toda essa crise fonográfica já vendeu 20 mil Cds... Essa é a nova Banda Catedral! Uma banda de MPB / Rock que visa música de qualidade!
ZAPPHY - Como a banda catedral vê o problema da pirataria? Será que abaixando os preços isso não acaba?
KIM - Acho que não, pode melhorar, mas acabar não, pois isso é um problema estrutural do próprio país que atinge educação e trabalho...
ZAPPHY - Em recente conversa com o Bruno da banda Biquíni Cavadão, ele me confidenciou que as grandes bandas brasileiras estão optando pelo trabalho alternativo, pois não agüentam mais a pressão das multinacionais e da pequena remuneração que a banda acaba recebendo. Como vocês vêem isso?
KIM - Nós já somos meio que independentes por estarmos em um selo médio e que dá muita voz a todos nós em vários sentidos, mas esse ano “lançaremos o nosso selo para toda mídia de stand by” e digo mais: acho que todo artista que tem publico real e boas vendas irá por esse caminho, mais cedo ou mais tarde...
ZAPPHY - Quais são os planos agora em diante? Um novo DVD ou amadurecer o novo trabalho? E quando nós veremos vocês aqui em Itabira, MG?
KIM - Amadurecer o novo trabalho e divulga-lo na mídia e em shows pelo Brasil...O próximo Dvd será na comemoração dos 20 anos ao vivo que deve ser gravado no meio do ano que vem...
ZAPPHY - Uma mensagem para os seus fãs de Itabira e região!
KIM - Um abraço a todos, obrigado pelo espaço e muita paz, amor e música de qualidade!

Comments